RINOPLASTIA – CIRURGIA NO NARIZ

Oi, gente!

Minha irmã fez recentemente uma cirurgia plástica no nariz, a rinoplastia, coisa que muitas adolescentes têm vontade de fazer, por isso decidimos fazer esse post, para  que ela possa contar um  pouco como foi essa experiência.

Mas antes quero deixar bem claro que esse post não é para influenciar ninguém a fazer esse tipo de cirurgia. Estamos apenas relatando uma experiência pessoal que pode servir de ”tira dúvidas” para quem vai fazer ou tem vontade. Outra coisa é que a recuperação depende de pessoa para pessoa. O que ela sentiu pode não ser o que muitas outras pessoas sentiram. Nós não temos conhecimentos médicos para falar sobre o assunto, então como já falei, estamos relatando o que aconteceu com ela.

Bom, agora sim. A Júlia, que agora está com 16 anos, já queria fazer a cirurgia há muito tempo, mas ela não pôde primeiro pela idade e depois porque estava fazendo um tratamento para acne com Roacutan, remédio muito forte que não permite que você faça nenhum tipo de operação até 1 ano após o fim do tratamento.

Depois de 12 meses após o fim do tratamento da acne, meus pais autorizaram e foram procurar algum cirurgião. Com dicas de amigos e conhecidos, eles escolheram um de Blumenau mesmo.

Essa é uma das etapas mais importantes: escolher o cirurgião e conversar muuuuuito com ele. Não adianta você chegar no consultório com fotos do nariz que você quer ter, porque não é assim que funciona. Cada formato de rosto é diferente, então seu médico vai lhe aconselhar a fazer o que combina mais com você.

Para fazer uma cirurgia desse tipo, os médicos recomendam que o paciente tenha no mínimo 16 anos de idade ou que ela seja feita pelo menos 4 anos após a primeira menstruação, para as meninas, que é quando o corpo não sofrerá mais tantas mudanças.

Antes de marcar a cirurgia, é preciso fazer uma série de exames para saber se você está apta para esse tipo de procedimento, tudo com acompanhamento do seu cirurgião.

Resolvi fazer algumas perguntas para a Júlia, para facilitar o entendimento. São cinco perguntinhas que acredito que resumam tudo.

  1. Quanto tempo durou a cirurgia? E mais quanto tempo você precisou ficar no hospital

J.: Minha cirurgia durou aproximadamente 1 hora e meia. Mas levou esse tempo porque também fiz um procedimento para corrigir o desvio de septo e um preenchimento com metacril no queixo. A cirurgia começou pelas 9hs e saí do hospital às 20hs, mas o tempo de recuperação depende de pessoa para pessoa, principalmente pela reação dela com a anestesia, que são duas, uma geral e uma local, por isso o efeito é mais prolongado.

          2. Qual o procedimento pós cirúrgico?

J.: Depois da cirurgia é colocado um tampão dentro do nariz, e um gesso do lado de fora, para não ter perigo de mexer. Um dia depois, tirei o tampão, porém fiquei ainda uma semana com o gesso. Retirado o gesso, eles colocam apenas um esparadrapo micropore por mais uma semana.

            3.  Você sentiu alguma dor após a cirurgia? Ficou algum tipo de cicatriz?

J.: Não, foi muito tranquilo. Só não podia falar muito, comer direito (o cirurgião fala o que você pode ou não comer) e muito menos tentar respirar pelo nariz, senão doía. Fiquei assim durante duas semanas, depois já conseguia falar, comer e respirar, pois tudo já estava se recuperando. A minha cirurgia não deixou nenhum tipo de cicatriz, porque tudo foi feito “pelas narinas”, porém em alguns casos é preciso fazer um corte.

                4. Teve algum ponto negativo em todo o processo?

J.: Sim, mas nada preocupante. Apenas não conseguia dormir direito, porque tive que dormir sentada durante um bom tempo. Outro ponto negativo foi que não pude lavar meu rosto durante as semanas, por causa dos curativos, e como meu rosto é muito oleoso, prejudicou um  pouco em  relação às acnes, já que havia acabado de tratar com o Roacutan. Falando nisso, se você faz uso desse medicamento, tome cuidado, você não pode fazer nenhum tipo de cirurgia até um ano depois do final do tratamento, pois é um remédio muito forte, então deixe claro para o cirurgião que você faz uso dele.

               5. Você gostou do resultado? Faria tudo de novo para ter esse nariz rsrs?

J.: Amei o resultado! Foi a melhor coisa que me aconteceu. Como o nariz fica no centro do rosto, mudando ele a gente muda todo o perfil, então estou bem contente com o meu novo. Outra coisa é que muda muito a auto-estima. Antes tinha vergonha de tirar fotos com o resto de lado, agora já me sinto a vontade com fotos assim. Passaria por tudo isso novamente, porque tanto a cirurgia quanto a recuperação foram bem rápidas!

Quem acompanha o blog já deve ter visto fotos da Jú em algum momento, mas para quem ainda não conhecia ela, nesse gif dá de notar como a cirurgia mudou o perfil dela!  

Alguém já fez esse tipo de cirurgia e passou por uma recuperação totalmente diferente? Conta pra gente como foi!

Se tiverem mais alguma pergunta, tanto sobre antes quanto depois da mudança, é só postar nos comentários que vamos responder!

Beijos!

11 thoughts on “RINOPLASTIA – CIRURGIA NO NARIZ

  1. Quanto tempo levou para desinchar? fiz a.minha a 3 meses fechada e com desvio de sépto junto, mais uma das narinas está mas aberta qie a outra, espero que seja devido inchaço. o que você me diz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *